sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O futuro da interacção homem-computador


      Imaginemos que podermos criar um iPad em qualquer parede ou superfície por onde passemos, até mesmo numa simples folha de papel, ou conseguirmos até controlar computadores ou outras máquinas físicas através das nossas ondas cerebrais. Este será o futuro da interacção entre humanos e computadores.
     A SixthSense, uma interface gestual “wearable” criada por Pranav Mistry, do Fluid Interfaces Group do MIT Media Lab, equipa os humanos com um minúsculo projector, espelho e câmara instalados à volta do pescoço (ou num capacete), bem como ainda pequenos marcadores coloridos nas pontas dos dedos.
     O protótipo permite ao utilizador projectar um computador na parede, através do qual verifica os seus emails e navega na Web de uma forma muito semelhante ao funcionamento de um iPad da Apple, excepto no que toca ao facto de os gestos do utilizador poderem ser feitos no ar, sem tocar qualquer ecrã. A nova interface permite, ainda, copiar texto retirado de livros e colá-lo no ecrã do computador pessoal, que pode existir onde quer que o utilizador deseje.
     Tan Le, co-fundador e presidente da Emotiv Systems, demonstrou uma tecnologia de interface cérebro-computador que permite ao utilizador, através de um dispositivo colocado sobre a cabeça, assumir o controlo sobre dispositivos electrónicos através de ondas cerebrais. “Sempre sonhámos com o tempo em que conseguiríamos controlar e influenciar o que nos rodeia apenas com os nossos cérebros”, afirmou Le, cujo dispositivo, chamado EPOC Headset, ao contrário do que acontece com a tecnologia SixthSense, já está disponível para venda.





Sem comentários:

Enviar um comentário