sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carateristicas das Novas Formas de Interação Homem-Máquina


Adaptabilidade: Segundo Lobato (2006), “a adaptabilidade consiste na propriedade de um produto que permite que o utilizador altere explicitamente certas características do mesmo, para adequá-lo às suas vontades e necessidades”.
De acordo com Brusilovsky (1997), os sistemas adaptáveis permitem ao utilizador controlar estes ajustes e provêm, frequentemente, guia ou ajuda especializada para mesmo.
Como exemplos na Web 2.0, temos:
  • As configurações do orkut, user scripts, extensões e temas do navegador Firefox;
  • Escolha de quantos itens serão apresentados no rss do netvibes, a folksonomia do del.icio.us.

Adaptatividade: de acordo com Lobato (2006), “a adaptatividade consiste na propriedade que um produto tem de se adaptar ao utilizador, sem que este tenha que escolheras mudanças”. O próprio sistema adapta-se de acordo com sua “perceção” do utilizador, e não o utilizador solicitando alterações (como no caso da adaptabilidade).
Os dois principais tipos de adaptatividades são:
  • Conteúdo adaptativo - o sistema apresenta diferentes conteúdos para diferentes utilizadores, ou seja, adapta o conteúdo da interface de acordo com o modelo de utilizador.
  • Navegação adaptativa - o sistema realiza alterações na sua arquitetura hipertextual (manipulando os hyperlinks que estão disponíveis para o utilizador).

Sem comentários:

Enviar um comentário