sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Futuro dos computadores


Segundo a Computerworld, todos os computadores de secretária (laptop) se assemelham mas o futuro não será necessariamente igual porque um “grupo intrépido de designers e engenheiros” está a resolver o “síndrome da igualdade”. Novos conceitos e design são diferentes e apontam para futuras formas de trabalho e de entretenimento.
 Alguns não passam de conceitos ou protótipos que nunca serão comercializados mas “permitem-nos puxar pela nossa imaginação e perguntar ‘e se’”, afirma Murali Veeramoney, responsável pelos programa de concepção de computadores na Intel. “Ajudam-nos a ver o futuro da informática”.
 O futuro passa até pela alteração da definição de “laptop”, com a confusão entre Notebook tradicionais, Tablet convertíveis e do tipo iPad, smartbooks, e-readers, e outros telemóveis ligados à Internet.
 “Ecrãs dobráveis, carregamento sem fios, computadores enrolados – tudo vai chegar nos próximos anos”, refere Leslie Fiering, vice-presidente de investigação na Gartner. “Os designers estão a ser cada vez mais criativos e inovadores”. Exemplo:
Prime: concebido como equipamento de jogos, com dois processadores e um motor gráfico topo de gama, o Prime tem o tamanho de um Notebook de 13 polegadas. Desenrolado, tem o enorme espaço de um Tablet, de um Notebook com 26 polegadas, ecrã largo ou umas tradicionais 15 polegadas. Composto de seis “asas” de alumínio que se abrem, permite diversas configurações.




Sem comentários:

Enviar um comentário