sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Formas de Interação Homem-Máquina


Nos dias em que vivemos existem uma série de mudanças no plano social, económico, político e cultural. Uma das causas dessas mudanças está relacionada com o rápido desenvolvimento tecnológico, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, entende-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao Homem muitas melhorias no seu dia-a-dia, visto que o Homem está em constante evolução. A invenção e o crescente avanço tecnológico estão a modificar a compreensão do mundo, causando dessa forma uma necessidade significativa de uma readaptação do modo de vida do Homem.
Segundo Lobato (2006), existem basicamente duas maneiras de um produto de hipermédia adaptar-se ao utilizador durante a sua interação: a adaptabilidade e a adaptatividade.
Embora ambos reflitam a propriedade do produto alterar-se de acordo com o utilizador, elas utilizam diferentes estratégias para tal. A interação entre o utilizador e o sistema ocorre através de interfaces que devem ser amigáveis e atraentes, de forma que não haja perda de interesse do assunto abordado.
A inteligência das interfaces deve fazer com que os sistemas se adaptem aos utilizadores, tirar as suas dúvidas, permitir um diálogo entre utilizador e sistema, ou apresentar informações integradas e compreensíveis, utilizando vários modos de comunicação.
Para Brusilovsky (1998), todos os sistemas de hipertexto e de hipermédia que refletem algumas características do utilizador no seu modelo e o aplicam de modo a adaptar vários aspetos visíveis do sistema, são sistemas hipermédia adaptáveis. Ou seja, o sistema deve satisfazer três critérios:
  • Deve ser um sistema hipertexto ou hipermédia;
  • Deve ter um modelo de utilizador;
  • Deve ser capaz de adaptar a hipermédia usando este modelo, ou seja, o mesmo sistema pode parecer diferente aos utilizadores com diferentes modelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário