domingo, 18 de novembro de 2012


O avanço da tecnologia traz para a sociedade vantagens, mas não só. Também existem desvantagens neste avanço, às quais nem todas as pessoas têm noção delas.

A principal vantagem reflete-se na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior, tendo assim como resultado final, um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens. Uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofre com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 90 foi o desemprego estrutural.


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conceito de Interacção Homem-Máquina.

“A presença do computador, da Internet, de robôs no ambiente de trabalho exigem que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias." Paulo Luci Praun.


     Devido ao avanço da tecnologia, mudaram-se profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores necessitam de estar sempre actualizados com as novas tecnologias para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta a sua exigência, devido a esta mudança.
    Hoje em dia, o ser humano não consegue viver sem o auxílio de uma máquina. Um telemóvel, uma escova de dentes eléctrica ... Mas no nosso dia-a-dia nem paramos para pensar que nós (Homem) nascemos sem nada destes recursos, e que cada vez mais recorremos e necessitamos deles. Mas a melhor máquina que o Homem possui é o seu próprio cérebro. Porém hoje em dia, existem "maquinas" que substituem o corpo humano.